sexta-feira, maio 07, 2010

Assim se escreve, em bom pexitês!


Era disto que eu andava à procura quando vi que tinham acabado com o Mundo. Para o bem ou para o mal, este texto já foi repetido e copiado mil vezes, em blogs, sites, mails, e o seu autor enxovalhado como só um bom pexite sabe fazer.

Hoje volto a metê-lo aqui, na integra, como quando foi escrito em 2004 (ou seria já 2005? contaram-me que foi durante uma aula de Cultura Portuguesa).
No final, vão perceber porquê a busca ao fundo do baú.

(Nota introdutória : “pexite” significa ser de Sesimbra. Está para a minha terra, como “alfacinha” está para os de Lisboa)

SER PEXITE É…

1) trocar o fim das palavras acabadas em “o” por “e” (“sogre”, “filhe”, “mercade”, “lence de papel”, “lixe”, “campe”, ‘pexite’, etc.)

2) tratar toda a gente por “balhão”, “soce” e “pariga”

3) começar todas as frases com “epá” e acabar com “estatão”

4) não saber que existe o sufixo ‘lhe’, e quando é preciso usá-lo dizer coisas como “diz a ele”, “dá a ela”, “fiz a eles”

5) estar sempre bêbado

6) andar à porrada com pessoal de fora no Carnaval e acabar as noites no Ginásio

7) passear na marginal (do Caneiro à Doca e da Doca ao Caneiro)

8) ir à 6ª para a Bolina e ao sábado para o Meco

9) dizer coisas como “epá balhão, pa córas é qué o avise?”, e cuja tradução é “A que horas é que é para ir para a pesca?”, ou “Vames pá rabessa”, que não é nada mais que “vamos para o Sol”!

10) estudar na Escola Secundária de Sampaio
.
11) saber que as pessoas de Setúbal são conhecidas como “cagaleites”

12) gozar com os “campeneses” (é considerado “campenês” todo aquele que morar depois de Santana – Santana incluída)
.
13) saber que Alfarim é uma cidade independente e que comemora o Natal no dia 26 de Dezembro

14) vestir roupa nova na Festa das Chagas
.
15) saber a vida de toda a gente

(Epá balhão, nem imaginas come gostei d’escrever iste! Agora só espere que ngm me parta a boca! É questa terra nã é assim tão grande! E aeles que nã me venham dezer que tou armada em esperta porqu’eu goste muite desta terra, soce! Estatão senhores…)

E como eu "goste diste":

Largo das Centinas @ Sesimbra @ Maio de 2010

Até segunda-feira!

E...
.


PS: Para qualquer coisa, como insultos, ameaças de porrada e afins, estou no estádio da Luz!!!

Sem comentários: